Palavras e Expressões

As palavras

Para quem as olha com certa despreocupação as palavras parecem inocentes partes de um dicionário. Mas examinando-as dentro de um texto, por mais inocente que este seja, elas se revelam de importância capital na tradução dos nossos pensamentos, sentimentos e emoções. Recebem franjas semânticas até então ocultas, capazes de esconder ou revelar facetas do que mais reconditamente faz pulsar o nosso coração.

Por isso são as palavras as chaves desse maravilhoso cofre de surpresas que se conhece pelo nome de Pessoa.

Evanildo Bechara

20/04/2016

ACHAMENTO

datação: século XIV (VPM)

etimologia: achar + -mento

Ação ou efeito de achar. Descobrimento, achado.

A palavra achamento está relacionada ao descobrimento do Brasil. O substantivo é recorrente para descobrimentos relacionados às navegações. Há várias edições da Carta que privilegiam o termo achamento no título. Essa foi a palavra usada por Pero Vaz de Caminha já no começo da Carta…

Leia mais

DESCOBRIMENTOS

datação: século XV (VPM)

etimologia: descobrir + -mento

“As viagens marítimas e os consequentes acontecimentos históricos, circunscritos ao período das grandes navegações (séculos XV e XVI), que desencadearam transformações econômicas…

Leia mais

EM SE PLANTANDO TUDO DÁ

A expressão “em se plantando tudo dá” remete à Carta escrita em 1º de maio de 1500 por Pero Vaz de Caminha ao rei Dom Manuel, contando sobre a nova terra. A Carta, documento considerado de fundação do Brasil, só seria publicada em 1817. O que se lê na Carta, no entanto…

Leia mais

A Coleção


Newsletter

Inscreva-se em nossa mala direta e receba informações do site