A Coleção
livro-1

Volume 1 • COLÔNIA

O volume 1 trata da história de homens e mulheres anônimos que deram forma ao país e que viveram no Brasil entre mais de três séculos. Aqui, se quer olhar pelo buraco da fechadura para se conhecer realmente como eram casas, objetos, festas, roupas, como a nossa gente se relacionava com terra, trabalho, comida, nascimento, adolescência, uniões, doença e morte – como a nossa gente era, de verdade, no Brasil colônia. Nesta Coleção, a vida da gente brasileira nos interessa mais que as datas marcantes; o dia a dia no trabalho da gente simples chama mais atenção que nomes famosos.

Comprar

livro-2

Volume 2 • IMPÉRIO

O volume 2 trata das mudanças pelas quais o Brasil passou sob a coroa de D. Pedro II e o reinado do café: transformações nas cidades, no campo, a chegada da luz e o aumento da mobilidade. Foram tantas as mudanças, o surgimento do sport, o aumento do consumo de objetos, as mesmas velhas doenças e seus novos remédios além, por exemplo, do aparecimento de novas formas de relacionamento afetivo e sexual – esses são apenas alguns dos temas encontrados neste volume.

livro-3

VOLUME 3 • REPÚBLICA 1889-1950

Neste volume 3, uma novidade: a história da República Velha é contada a partir de memórias de grandes escritores de todo o país – de Pedro Nava a Cecília de Assis Brasil, de Carolina Nabuco a José Lins do Rego, entre muitos outros; da Belle Époque ao Estado Novo. Muitos foram os acontecimentos que marcaram esse período, como a descoberta das viagens de trem e o impacto das I e II Guerra Mundiais. E muito mais: falamos das mudanças no namoro, no casamento e no sexo; e das contradições também: do crescimento de capitais como Rio de Janeiro e São Paulo frente às vastidões rurais do interior.

livro-4

VOLUME 4 • REPÚBLICA 1951-2000

O volume 4 da Coleção Histórias da gente brasileira dá voz à “gente brasileira” mais uma vez para contar a história dos 50 anos que decorrem entre 1951 e 2000. Entrevistas com brasileiros conhecidos ou não, de todas as partes do país, trazem impressões, visões, sonhos e interpretações de uma época marcada por avanços e retrocessos, derrotas e conquistas. Aqui, o leitor vai encontrar outras formas de se contar e conhecer a história!

A autora
mary-del-priore

Mary del Priore

Ex-professora de história da USP e da PUC-Rio, pós-doutorada pela École des hautes études en sciences sociales, em Paris, é autora de 45 livros de história. Recebeu mais de vinte prêmios literários nacionais e internacionais, foi colunista do jornal O Estado de S. Paulo por dez anos e é sócia titular do IHGB, do IHGRJ, membro da Academia Portuguesa da História, da Real Academia de la Historia, na Espanha, do PEN Clube do Brasil, da Academia Carioca de Letras, entre várias academias latino-americanas. Atualmente leciona no curso de pós-graduação da Universidade Salgado de Oliveira.

A Coleção


Newsletter

Inscreva-se em nossa mala direta e receba informações do site